quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Meu carro

Conforme mencionei no post anterior meu carro é um Uno Mille Fire 2003 4 portas prata bari. O motor rende 55 cvs á 5500 rpm e 8,5 kgf de torque de 2500 a 4250 rpm, sendo que segundo a Fiat 90% do torque já está disponível a 1400 rpm, uma características dos motores de duas válvulas por cilindro e subquadrados, que possuem ótimo rendimento nas arrancadas mas após 4 mil rpm o motor permanece constante, aliado ao peso pena de 825 kg em ordem de marcha do Uno 4 portas resulta em grande agilidade no transito urbano e grande economia de combustível, muitas vezes sou questionado pelos meus colegas e amigos se o carro realmente é 1.0.
Este Uno já se tornou minha marca registrada, não só pelo vasto conhecimento que possuo em carros e principalmente sobre a família Uno, mas principalmente pelos upgrades que realizei no meu carro e o deixaram de carro de verdade principalmente no interior: coloquei os acabamentos internos das colunas e portas que saiam nos Unos, Prêmios e Elbas que escondem as chapas dos painéis de porta e carroceria, coloquei o painel do Palio 1.6 16V 96, luz no porta luvas e porta malas, encostos de cabeça no banco traseiro, cintos traseiros retráteis e cobertura do porta malas, e sim eu mesmo que instalei tudo.
Olhando os detalheis do meu Uno lembro que nos acabamentos das colunas e portas gastei menos de 100 reais o que já melhorou muito a aparência interna , dinheiro esse que a Fiat amortizaria ainda mais na linha de produção se aplicasse ao Mille ao menos como opcional como ela fazia antes com o Palio Fire e agora virou item de série, mas com certeza o Mille roubaria muitas vendas do Palio o que não é o objetivo da Fiat, que ainda por cima vende o Mille descaradamente por 23 mil reais sendo que seu projeto está pago à muito tempo, ele poderia custar muito bem os mesmos 13 mils reais da época que ganhou o motor Fire no início de 2002.
Mas então por que comprar o Mille ao invés do Palio que custa praticamente a mesma coisa? Ouvi essa pergunta diversas vezes quando meu pai decidiu trocar o Mille 91 por esse Fire que agora é meu, e os motivos expliquei no início deste post, o desempenho e economia do Uno são bastante superiores, e outro fator que influênciou muito foi o espaço interno pois tenho 1,94m de altura, meu pai tem 1,82m de altura e minha mãe 1,70m além é claro de possuir simpatia ao Uno pois o noss anterior foi um Mille 91 de 48 cvs, branco duas portas que não tinha nada mas praticamente não incomodou mas o motor estava ruim e somente duas portas e o carburador não eram suficientes para a família.
Muitos que gostam de carros torcerão o nariz par ao meu blog pois tenho um Fiat Uno, mas os verdadeiros entusiastas se identificarão comigo, entenderão que gosto do Fiat Uno pois ele atende minhas necessidades e claro porque cabe no meu bolso, mas com certeza quando eu trocar de carro procurarei um com motor mais potente e com ar condicionado, pois o Uno é um dos últimos 1.0 que ainda possuem desempenho adequado. Se eu tivesse dinheiro hoje com certeza teria um Polo 1.6 que acho lindo e muito bem acabado, mas o complica mesmo é o seguro que pelo o que andei vendo é bem pesado (2500 reais contra 1300 do Uno).
Abaixo seguem as fotos do meu Uno 2003 adquirido pelo meu pai em 2006, ele possui vidros e travas elétricas, ar quente e limpador e desembaçador traseiros:






Nenhum comentário:

Postar um comentário