quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia mundial sem carro

Em países aonde o transporte público realmente é bom e possui um preço justo compreendo o fato de dar maior atenção ao dia de hoje, em agosto último passei 26 dias em Vancouver no Canadá e era impressionante como o transporte público era pontual e organizado.
Fico devendo valores agora pois como fiquei quase um mês lá comprei o passe mensal da zona 1 por 86 dolares. Digo zona 1 pois a cidade era dividida em 3 zonas, como a casa onde fiquei era na zona 1 esse passe era suficiente, caso fosse necessário andar de ônibus, trem ou seabus nas zonas 2 ou 3 era só pagar um adicional de 1,25 dolar para a zona 2 ou 2,5 dolares para a zona 3. Esse adicional durava durante 1 hora, e após as 18h todas as zonas eram 1, nos finais de semana o passe da zona 1 valia para todas as zonas e você ainda podia levar uma pessoa da família consigo.
Nos ônibus não havia roleta, apenas um cofre do lado do motorista onde você depositava o valor da passagem e saía o comprovamente de pagamento que valia por uma hora para usar em outro ônibus, trem ou seabus, mas esse cofre não dava troco. No meu caso que tinha o passe mensal era só mostrá-lo para o motorista e se dirigir ao fundo do ônibus.
Nas estações de trem também nada de roleta, era só entrar no trem que era automático, nada de condutor. Nas estações de trem sempre haviam terminais onde você poderia adquirir os passes ou adicionar o valor necessário para ter acesso à zona 2 ou 3 caso seu passe mensal fosse da zona inferior, e a vantagem é que esses terminais davam troco. A diferença é que no trem as vezes a polícia entrava nos vagões e questionava todos os passageiros sobre os tickets e na única vez que isso aconteceu todos no vagão tinham o ticket. Fora isso imagine um transporte público pontual e onde todos os veículos possuiam aquecimento, essencial numa região onde no inverno eventualmente neva e a temperatura sempre é em torno de 0 graus.
Com certeza é outra realidade mas o pior é pensar que o Brasil tem toda capacidade para ser no mínimo igual, mas nossos governantes só pensam nos interesses de seus amigos empresários que ajudarão à encher ainda mais seus bolsos com nosso dinheiro, é vergonhoso pensar que aqui na grande Porto Alegre a implantação de um ônibus aquático para ligar as cidades de Guaíba e Porto Alegre é tratado como algo complexo e não tão importante (na verdade o dono da empresa de ônibus da cidade de Guaíba é um politico...) e em Vancouver é algo que existe a 30 anos...
Pelos menos aqui em Porto Alegre não vi campanha do dia sem carro, mas é ridículo ver jornalistas e governantes incentivarem o uso do transporte público mas não deixam de usar seus carros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário