quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Carro novo ou usado

Quando o assunto é adquirir um carro, claro que o sonho de boa parte da população é ter um carro 0 km, que ninguém foi antes pois isso significa ostentar o poder, mostrar para o outro que você pode, além claro de se sentir mais tranquilo por ter um produto novo que não te deixará na mão nem dará dor de cabeça. Será?
Conheço pessoas que compraram carro 0 km e a dor de cabeça já começa com a história da garantia, que era para ser uma comodidade, pois para não perdê-la as revisões devem ser feitas dentro de um determinado período de tempo ou quilometragem, mas ok não deve ser tão difícil pois algumas coisas são regra mesmo em um carro usado, como trocar o óleo após certa quilometragem, mas agora ouvi dizer que certas fábricas adotaram procedimentos ridículos como trocar o óleo a cada 10 mil km ou a cada 6 meses! Lembro que no manual do meu ex Mille 91 dizia para trocar o óleo a cada 10 mil km ou a cada 1 ano, e o mesmo procedimento é indicado para o meu Uno 2003, então quer dizer que nesse sentido andamos para trás, pois a tecnologia dos motores e óleos agora indica trocar o óleo a cada 6 meses? Com certeza é a empurroterapia em andamento, já que todos sabem que as concessionárias ganham com peças. Outro absurdo é o manual indicar a checagem das pastilhas de freio com 40 mil km (o que se deve fazer é conferir as pastilhas sempre que possível) mas ao agendar a revisão de seu carro, um colega meu ouviu a pessoa do outro lado da linha informar que seria feita a troca das pastilhas, que ninguém conferiu ainda, e elas custam 380 reais mais a mão de obra, um absurdo. De curioso liguei para uma loja de confiança e perguntei o preço das mesmas pastilhas: 80 reais...
Ou seja, se compra um carro zero principalmente para não se perder dinheiro mas de imediato ao sair da concessionária um carro 0 já desvaloriza pelo menos 2 mil reais e depois você tem que arcar com a manutenção pesadíssima, no final vai se gastar muito mais do que se teria gasto se ao invés do carro 0 fosse adquirido um carro usado que conforme a quilometragem só vai dar manutenção com óleos, filtros e pneus que se comprados da mesma marca vendida na concessionária e em um aloja de confiança e com o auxílio de um mecânico de confiança dariam um gasto muito inferior ao de um carro zero, sem falar de IPVA menor e sem taxas de juros se o veículo foi comprado a vista ou em parcelas menores.
Fato é que mesmo um carro zero em algum momento dará manutenção, pois itens como pneus, pastilhas, lonas, embreagem e bateria se desgastam e em algum momento será necessário trocá-los, a única maneira de driblar isso seria comprar um novo carro zero quando o atual atingir cerca de 80 mil km, o que fica inviável para a maioria de nós e mesmo nos EUA e Europa que tem carros muito mais barato que os do nosso "reino"(parodiando o texto do Fabrício Samará) não vejo aqs pessoas fazerem isso, provavelmente porque elas valorizam seu dinheiro e também porque além de o custo de manutenção ser muito mais baixo eles possuem outras coisas mais interessantes na cidade para se entreterem do que mostrar para o vizinho ou parente que "podem"comprar um carro zero.

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