sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Final de semana é para... trabalhar!

Não sei bem quem eu puxei, se meu pai ou minha mãe, mas fato é que chega o final de semana e eu gosto de trabalhar em algo na minha casa, carro ou moto ao invés de jogar um PS3, ver filme ou seriado ou simplesmente ficar dormindo, claro após dormir até meio dia para juntar forças. Ajuda o fato de eu estar solteiro então pelo menos tenho mais tempo livre para colocar em dia minhas coisas.
Semana passada acordei (meio dia) e comi cachorro quente com minha mãe, claro um cachorro quente completo com maionese, ovo, milho, ervilha, salsicha, catchup, batata balha e mostarda no pão da padaria da esquina que possui mais casca que miolo (mais fácil de rechear), nessa ordem mesmo para dar o gostinho especial.
Depois que a comida "baixou" resolvi trocar a água do radiador do Focus pois a que estava mesmo com pouco mais de 2 meses já estava extremamente marrom e após um período de funcionamanto o termômetro da temperatura do motor ficava quase no vermelho.
Coloquei o carro na rua, girei a manopla de controle da temperatura do ar interno do Focus para a posição "quente", soltei o reservatório de expansão e já saiu muita água com barro. Coloquei a mangueira de jardim na mangueira inferior do reservatório de expansão e foi saindo ainda mais água suja pela mangueira fininha que vem do motor após a válvula termostática.
Água suja saindo por uma das mangueiras superiores do reservatório de expansão.

Quando só saiu água limpa era hora de fazer sair a água suja que ainda estava dentro do bloco do motor pois essa que saiu estava no radiador, mas a água só circula pelo motor quando a termostática abre, então a idéia que tive foi colocar água com a mangueira de jardim pela mesma mangueira, desconectar a mangueira de jardim, tapar com o dedo a mangueiririnha por onde saia água suja antes e assoprar pela outra mangueirinha, o que deu certo, continuou a sair mais água suja ainda. Repeti o processo até sair somente água limpa, montei tudo, adicionei 1 litro de aditivo para radiador Radiex concentrado e completei com água até a marca "MAX" do reservatório de expansão. Liguei o motor sem colocar a tampa do reservatório e deixei o motor funcionando até que ele começasse a esquentar, coloquei pra dentro do pátio e fui procurar o que fazer. Para constar, essa semana meu pai foi no centro de ônibus duas vezes então peguei o Focus emprestado e o mesmo sempre manteve a temperatura na faixa correta, marcador sempre no centro, agora está certo.
Continuando, olhei pra minha moto atirada no canto do pátio (enfeite de jardim como diz meu amigo Luiz), uma XR 200R ano 2000, que não uso mais pois minha mãe não gosta então resolvi vender, mas como moto não tem muito valor agregado o pessoal prefere comprar zero pois é fácil de parcelar então ainda não consegui vendê-la, resolvi pintar o quadro que está bem feio, as peças pretas que estão foscas/descascadas e passar vender nos plásticos e no adesivo do tanque para quem sabe assim conseguir um comprador ou então deixá-la no "picareta" que tem na entrada do bairro.
Para fazer um negócio bom deve-se desmontar tudo que for possível, além de facilitar a pintura da maior totalidade da peça evita-se manchar peças de uma cor com outra diferente, se economiza material e o acabamento fica bem melhor.
Comecei a desmontagem no sábado quase final da tarde e no domingo praticamente terminei, só faltam os acabos do acelerador, afogador e a mesa superior da suspensão dianteira pois a pintarei também, tirei até o chicote elétrico principal que vai para a mesa dianteira. O que me roubou muito tempo foi desengraxar várias peças sujas de óleo que eu usava para lubrificar a correia antes.
Falta pouco agora.

Várias peças que serão pintadas de preto (não, a Panda não será, está de penetra na foto, ela já é preta).

Desejava ter lixado o quadro da moto e passado primmer mas criei um imprevisto, usei massa plástica poliester para fechar o buraco na balança traseira do pino guia do tambor do freio traseiro da XR e o que sobrou dessa massa decidi aplicar em um buraco que havia aparecido em uma madeira da porta dos fundos da casa dos meus pais, mas na hora que forcei a madeira para preparar o local de aplicação da massa a mesma cedeu mais do que eu esperava e para resumir descobri que 1/3 daquela t'ábua estava podre sem explicação lógica aparente, pois a porta sempre foi pintada desde que foi para ali, enfim eram em torno de 21h e minha mãe reclamando que não queria o buraco "que inventei" na porta, usei fita plástica larga bege do tipo que se utiliza para fechar pacotes e criei um "molde/negativo" aonde era a madeira para que eu pudesse passar massa plástica poliester mesmo que era o que eu tinha (havia comprado naquele dia mesmo na auto peças pois a outra estava acabamento).
Depois de passar a massa plástica, que criou uma ótima base, apliquei massa corrida no formato mais próximo possível do desenho da madeira e fui tomar banho pois era quase meia noite e eu estava bem cansado já e precisava parar.
No domingo retirei a porta do lugar com a ajuda do meu pai e coloquei apoiada em um dos postes da cobertura dos carros onde estava pegando sol para que a massa corrida secasse e eu pudesse lixar, mas mesmo "torrando" no sol durante a tarde toda a parte mais densa da massa não havia secado ainda no final da tarde, então lixei o que pude e pintei a porta com meu compressor, pois o tempo previa chuva para aquela semana e se deixasse a massa corrida sem tinta a água arrancaria tudo.

Porta dos fundos fora do lugar esperando o lixamento da parte onde apliquei massa.

Detalhe da parte onde passei massa, não havia lixado ainda.

Minha mãe aproveitou e pediu para pintar a outra porta da "lavanderia/quarto da bagunça" que estava bem feia. Ambas as portas ficaram muito bonitas, a diferença de acabamento da pintura com compressor compensa o investimento e o pequeno trabalho de isolar a área em torno antes de pintar com o compressor.
Ficarei devendo fotos das portas pintadas pois agora é noite e não tirei antes e ainda tenho que finalizar e porta dos fundos da casa dos meus pais que ficou com falha na massa.
Ah terminei meu trabalho domingo de noite as 22:30h, cansado mas feliz de mais um final de semana que rendeu.

Um comentário:

  1. Cada vez melhor as histórias, Rick, é raro hoje em dia haver leituras interessantes assim. Também sou adepto do trabalho nos finais de semana. Agora com a Palio, vou ocupar muitos sábados até deixar ela como deve ser hehehe

    ResponderExcluir