domingo, 22 de janeiro de 2012

Encerando o Focus

Fazia um tempo que alguns encardidos nas portas do Focus bem rentes à base do retrovisor e junto às pestanas dos vidros estavam me incomodando e eu já sabia que um trabalho decente só seria obtido retirando os retrovisores e pestanas para ter melhor acesso, e domingo da semana passada acordei decidido a fazer toda a função.Para começar é necessário remover a capa de borracha onde se regula o retrovisor, é só girar um pouco a base da capa e puxar que ela desencaixa.
Vista da capinha do manete da regulagem interna do retrovisor

Usando o acabamento interno do retrovisor da porta do motorista como referência, você deve puxar o lado direito do mesmo na sua direção que ele desencaixará, e depois force o acabamento em direção à traseira do carro (neste caso para a esquerda) que ele desencaixará.
O retrovisor é preso por um parafuso 10, então com uma mão vá soltando o parafuso e com a outra segure o retrovisor pois se ele cair os cabos de aço do controle interno o segurarão e ele baterá na lateral da porta.
Parafuso 10 que segura o retrovisor do Focus.

Para remover a pestana do vidro da porta puxe para cima primeiramente o lado que o retrovisor ficava em cima pois o outro lado possui um encaixe nas molduras das colunas centrais que certamente quebrará se você começar por ali.
Quando retirei o retrovisor do passageiro descobri que existe uma guarnição de borracha encaixada na lataria da porta por onde passam os acabos de regulagem do retrovisor, assim os cabos não esfregam na laterai causando ruido e ferrugem, e essa guarnição não existia do lado do motorista, então concluí que caiu dentro da porta em algum momento quando mexeram ali anteriormente e resolvi abrir o forro da porta do motorista. Ainda na porta do passegeiro havia um podrezinho de ferrugem bem na base do retrovisor pois há uma espuma que a Ford coloca ali para inibir o pó mas que segura terra e humidade que causaram a ferrugem. Tratei a ferrugem com convertedor TF7, colocando somente a quantidade necessária em um recipiente à parte e passando com pincel, o que sobrou nesse recipiente coloquei fora pois se colocar de volta na embalagem do convertedor ele contamina o mesmo e não presta mais, pois isso também não se deve mergulhar o pincel diretamente no recipiente. Depois de duas demãos do convertedor passei primer.

Raspei a ferrugem

Passei convertedor de ferrugem

Por último o primer

Para remover o forro da porta retire os 6 parafusos que existem em torno do forro (2 em cada lado e 2 embaixo), remova a tampinha circular da maçaneta interna com uma tesoura com ponta que ela sairá facilmente deixando a mostra o parafuso que segura a moldura da maçaneta, marque este parafuso pois ele é diferente dos outros e só ele dá certo ali.

No pegamão da porta existe dois parafusos, procure na parte interna do pegamão um orifício aonde você poderá colocar uma chave de fenda pequena e fazer uma alavanca para forçar o acabamento, os parafusos estão nos buracos mais nos cantos, após retirá-los é só puxar o forro da porta.
Detalhe de onde colocar a chave de fenda para tirar o acabamento da alça da porta e ter acesso aos dois parafusos que seguram o forro e ficam nos orficios nos extremos da maçaneta.

Não localizei a guarnição que me referi antes mas achei dentro da porta a tampinha que faltava para esconder o parafuso da maçaneta interna e já estava me incomodando, e descobri que foi instalado um módulo de subida dos vidros que foi simplesmente enrolado em espuma e porcamente preso dentro da porta dentro da região do forro da porta que "casa" com o painel principal abaixo do retrovisor e estava sendo fonte de ruídos principalmente ao fechar a porta.
Tampinha que esconde o parafuso da maçaneta da porta que achei perdida dentro do forro da porta
Para retirar a proteção da porta puxe um canto com cuidado e com um estilete vá separando o grude que fixa a proteção, depois é só pressionar a proteç\ão no grude que ela cola novamente

Voltando ao objetivo que era encerrar o carro e remover os encardidos dos cantos, isolei os plásticos e borrachas fica crepe pois quando a cera e/ou massa de polir pega ali fica manchado de verdade.


Deu bastante trabalho o Focus estava bem encardido mas o resultado ficou muito bom, o pano que usei ficou muito sujo, usei cera da marca Carnu.
Vale lembrar que além do efeito estético a Cera forma uma película protetora que protege principalmente contra o sereno da noite por exemplo.
Depois de ver o carro todo enceradinho mas como o capô "maquiado" resolvi pintá-lo de novo, mas não foi dessa vez que ficou bom comodevia ser, por dois movidos:
-Primeiro, na lata do verniz dizia para aplicar com 3 psi e lá fui eu seguir a risco, na primeira demão notei que ficou "casquinha de laranja" mas achei que na segunda melhoraria, mas continua a mesma coisa, então aumentei a pressão para 6 psi como antes e dei mais duas demão que melhoraram muito o aspecto mas mesmo assim ficou casquinha ainda um pouco, terei que chamar na lixa 1200 e no polidor para deixar lisinho.
-Segundo, larguei primer somente nas partes onde achei que seria preciso e descobri que isso deixa a pintura "mapeada"/manchada, devia ter passado primer na peça toda.
Bem por enquando fica assim, sabe-se lá quanto resolvo pintar de novo.

3 comentários:

  1. Boa noite,

    Com que tiro a forração traseira. Já tirei todos os parafusos, mais acredito que a manivela esteje atrapalahando.
    Desde Já agradeço,

    Roberto

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    1. A manivela do vidro traseiro é presa por uma presilha, complicadinha de tirar. Force um pouco o forro da porta pra dentro e você vai conseguir enxergar ela. Precisa de uma chave de fenda e muita paciência pra conseguir tirar aquela caipora. Se tiver uma pinça para puxar pode ser que ajude.

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  2. Colocou apenas o primer ou pintou também?

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