domingo, 11 de dezembro de 2011

Trocando cilindro mestre do freio do Focus 1.6 sem abs

Logo após meu pai comprar o Focus fiz eu mesmo em casa a troca do fluído de freio mas cometi um erro básico: abri o sangrador de uma das rodas e tentando acelerar o processo pressionei o pedal do freio até o fim para que o fluído velo o saísse mas isso não é recomendado pois podem haver detritos e até ferrugem no fundo do cilindro mestre e em condições normais o pistão se movimenta muito pouco e não encosta nesses detritos.
Na semana seguinte meu pai reclamou que eventualmente o pedal do freio só fazia efeito se ele pisasse até o fundo, sangriei os freios novamente achando que fosse ar no sistema mas não resolveu.
Fiz o teste de pisar no freio com força e segurar por um tempo e notei que o pedal ia baixando devagarinho até encostar no fundo, então condenei o cilindro mestre.
Consegui o cilindro da mesma marca de linha de fábrica, ATE, por 150 reais e a chave estrela específica para soltar as porcas do sistema de freios por 20 reais.
O procedimento é praticamente o mesmo em todos os carros sem ABS, no Focus só precisamos liberar espaço para chegar ao cilindro mestre que vai preso no hidrovácuo.
Primeiramente abrimos o reservatório do líquido de freio e com uma seringa retiramos o fluído velho por cima para diminuirmos as chances de que as sujeiras existentes desçam para o sistema e soltamos os dois parafusos que prendem o reservatório do líquido de freio e um parafuso do lado esquerdo da caixa de fusíveis com uma chave 7mm. Para soltar a caixa de fusíveis completamente é só liberar as duas travas do lado direito e puxá-la para cima. Puxe a caixa do filtro de ar para cima que ela sairá então deite a caixa de fusíveis aode estava a caixa do filtro de ar antes e você verá o cilindro mestre.
Retirando fluído "antigo"com uma seringa. Na verdade está novinho ainda, quando está velho geralmente fica escuro.

Cofre do motor do Focus 1.6: Reservatório do fluído de freio, caixa de fusíveis do lado direito, caixa do filtro de ar embaixo e bateria. Em cima da bateria a chave específica para se mexer no circuito de freio.

Com a chave específica para isso solte os niples dos conduíteis do freio, não use chave de boca pois você corre o risco de espanar o niple de um circuito e para resolver só trocando tudo. Não invente também de usar uma chave estrela cortada por você mesmo com a esmerilhada pois ela não terá os reforços que a outra chave específica possui.
Cilindro mestre do Focus GL 1.6 sem ABS montado no hidrovácuo

Use uma chave 13 para soltar as porcas que prendem o cilindro mestre ao hidrovácuo e com ele em mãos solte o pequeno reservatórios que é apenas encaixado nele, basta puxá-lo, e para soltar a mangueira aperte o conector na lateral do plugue e puxe-o. Aproveite e lave o reservatório com alcool. Verifiquei a seção do cilindro mestre ruim onde vai encaixado esse reservatório e havia bastante sujeira, provavelmente pedaços dos retentores que esfarelaram devido à deficiência de manutenção e/ou porque eu apertei o pedal do freio até o fundo com o sangrador aberto.
Muita sujeira nos canais do cilindro mestre antigo

Existem ainda 2 conduítes do lado direito do cilindro mestre original, com uma chave de boca 22 você tira eles e cloca no cilindro mestre novo.
Faça o processo inverso para instalar o cilindro mestre novo, só antes de prender o cilindro mestre no hidrovácuo ponteie os niples dos conduítes de freio nas devidas sedes do cilindro mestre, assim você tem mais flexibilidade e não corre o risco de quebrar alguns dos conduítes do carro.
Visãodo cilindro mestre novinho

Quando terminar de montar tudo o próximo passo é colocar o fluído de freio novo e sangrar o sistema para retirar as bolhas de ar, apoiando o carro em cavaletes para entrar embaixo dele e começando pelas rodas dianteiras pois o sistema é mais curto e sangra mais rápidamente.
Levantei o Focus com macaco do Uno que é mais fácil de usar e coloquei nos cavaletes.
  
Para quem não sabe o processo de sangramento consiste em ir de roda em roda, abrindo o sangrador (no Focus na dianteira você usa uma chave estrela 9 e na traseira uma chave estrela onde, no Uno em ambas se usa a chave 10) que existe no sistema de freio e deixando o líquido de freio escorrer até que saia somente líquido novo e não saiam mais bolhas do sistema e tomando cuidando para não deixar o reservatório do líquido de freio secar senão entra ar no sistema e será necessário sangrar tudo de novo. Para observar as bolhas e ter certeza que pararam de aparecer conecte um tubinho transparente onde você consiga observar o líquido saindo.
No fim deu tudo certo, dei umas voltas na quadra e o carro está freiando perfeitamente.

9 comentários:

  1. Show de bola, texto simples porém muito explicativo. Em breve vou fazer uma troca de líquido de freio no Uno 1.5R

    Abraço!

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  2. Oi... essa peça - cilindro- é a q fica nas rodas? tenho q comprar e não encontro no meu estado... tô sem freio e demora 20 dias p pedir...Brgada

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  3. EU GOSTARIA DE SABER OU SE POSSÍVEL VISUALIZAR A CHAVE 11 QUE SERVE PARA SOLTAR OS NIPLES DO CILINDRO MESTRE, PQ EU SO CONHECO A CHAVE DE BOCA COMUM. MUITO OBRIGADO E VALEU PELA QUALIDADE EM TUDO O Q VC POSTOU VALEU MESMO.

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  4. Aproveito a ocasião para perguntar: o meu focus 2005, está com este tipo de problema, de manhã quando saio o pedal do freio fica livre, parece não ter freio e so encontro freio quase no final do curso do pedal.
    Porém na segunda ´pisada aparece freio. Outra coisa que constatei é que se manter o pé no pedal por um tempo percebo o pedal descendo bem devagar com você relatou também. Acha que devo trocar o Cilindro mestre também?
    Ou existe reparos para esta peça, como no modelos mais antigos.

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    1. Olá Luiz,
      Recomendo a troca sim do cilindro pelo jeito você está com o mesmo problema.
      Não sei se tem reparo mas não recomendo pois o que pode ter ocasionado o dano nos retentores podem ter sido limalhas de ferrugem que surgiram por má usinagem da peca ou por falta de troca do fluido de freio daí mesmo trocando só os retentores o problema vai voltar pois as limalhas rasgarao os reparos novos.

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  6. Olá amigo, estou precisando comprar um cilindro mestre do focus 2007/2008 s/abs original da marca ATE, não estou conseguindo achar, se puder me indicar onde você comprou, ficarei muito agradecido.

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  7. Também estou precisando dessa peça para meu Focus 2008. Conseguiu encontrar?

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  8. Bom dia Brankowski,excelente seu texto, consegui trocar do meu Focus 2006/2007. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.

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