quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mistérios elétricos

Sempre digo que a eletricidade é muito interessante mas muito sacana também pois cansei de passar por situações onde um simples mal contato ou um leve curto causavam um problema difícil de resolver e que não fazia sentido, e de um tempo pra cá comecei a enfrentar um deles no meu Uno.
Na verdade o Uno até 2003 possui um sistema elétrico nas lanternas traseiras simples e econômico: uma placa de circuito é montada na horizontal do corpo da lanterna, as lâmpadas são encaixadas na vertical e a lente da lanterna é apenas encaixada e toda essa economia da Fiat traz várias dores de cabeça, começando pela disposição vertical das lâmpadas sobre a superfície lisa do corpo da lanterna que prejudica a eficiência da iluminação.

Circuito das lâmpadas da lanterna traseira do Uno 84 à 03

A placa de circuito traseira não possui muitos apoios, o principal é feito pelos próprios pinos da conexão elétrica e o resto é a própria pressão da lente da lanterna sobre essa placa, mesmo assim existem folgas que ocasionam mals contatos e lâmpadas queimadas. A lente das lanternas é só encaixada o que permite que entre pó e água e volta ou que um proprietário de Uno encontre o seu sem as lentes, pois com uma chave de fenda ou até mesmo uma faca de cozinha qualquer consegue removê-las...
Pois bem a cerca de um mês o pisca traseiro esquero do meu Uno começou a falhar, mas acostumados aos mal contatos do Uno não me preocupei muito até ontem na saída do trabalho pisei no freio e o pisca acendeu também, indicando um curto no sistema. Parei na casa de um amigo e antes de caminharmos resolvi verificar a lanterna traseira esquerda, imaginei que fosse só o fio da luz extra de freio que adaptei que havia se soltado e ocasionado o curto, mas não era, montei a lanterna e o problema persistiu então deixei para ver melhor em casa.
Analisei muito até que cheguei à conclusão que eram os conectores do circuito da lanterna que estavam muito longos e quando eu encaixava a lanterna até o final causavam o curto, e com um alicate de corte podei a ponta dos conectores, o que aparentemente resolveu.

Conectores do circuito da lanterna após meu trabalho de "poda"

Mas hoje ao sair do trabalho novamente sem pisca, deixei para ver em casa com calma pois não teria caminhada porque já havia caído um temporal em Porto Alegre, certamente o parque da redenção onde caminhamos estaria um barraçal e as nuvens indicavam que ainda choveria mais.
Em casa a primeira coisa que fiz ao chegar e após cumprimentar meus pais e minha filha de 4 patas, a Panda, foi desmontar a lanterna e comecei a testar de novo, e o problema de ocorrer o curto quando eu forçava o circuito contra a lanterna retornou então me lembrei que muitas tintas metálicas possuem partículas de metais na composição, então peguei um pano, embebedei com thinner, coloquei na ponta de uma chave de fenda e limpei a fresta por onde passam os conectores do circuito das lâmpadas.

Detalhe da lanterna sem a lente
O retângulo no centro é a fresta onde passam os conectores do circuito

Não tirei foto de como estava antes, mas o que aconteceu é que originalmente essa lanterna era preta, em 2001 a Fiat passou a pintá-la de prata e ano passado desmontei e passei spray cromado, com o tempo e a vibração os conectores rasparam a tinta e ficaram os pedacinhos metálicos que causavam os meus problemas, questão resolvida, mesmo forçando o circuito contra o suporte não ocorreram mais curtos.
Maldita eletricidade!

Um comentário:

  1. OLÁ TENHO UM UNO 96, OMEU PROBLEMA ERA O MESMO, RESOLVI FAZENDO TIRANDO O CONECTOR E SOLDANDO DIRETO OS FIOS NOS TERMINAIS CORRESPONDENTES A CADA FUNÇÃO OK? VALEU

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