segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A busca acabou

Conforme eu havia postado anteriormente eu estava em busca de um Fiesta Sedan 1.6 para meus pais e em uma dessas buscas fui conferir um modelo 2007 vermelho com 60 mil km rodados que um amigo me avisou que estava no Auto Classic e cheguei lá e conferi que as fotos não mentiam pois o carro estava impecável mesmo, mas já havia outra pessoa olhando e estava muito interessada então aproveitei e conferi um Ford Focus 1.6 2004 com 80 mil kms rodados impecável, o único porém era a placa do Rio de Janeiro (LCP), mas nada indicava que o carro tivesse passado por alagamento ou levado uma batida forte, e o preço de 23900 reais era tentador e o porta malas era suficiente para mim e meus pais. Conversei com eles em casa, cotei seguro, voltei na loja, andei no carro, deixei sinal e no outro dia fomos buscar o Focus:
Nessas fotos ele já está sem as calotas pois uma sumiu e retiramos todas, mas no próximo final de semana entrarão rodas de liga que ele merece para completar o visual.
Esteticamente sempre achei esse focus muito bem resolvido, o primeiro possuia os piscas nos para choques que eu achava meio perdidos e os faróis de refletor único não valorizavam a frente, já esses de dupla parabóla são muito bons e depois que os regulei ficaram perfeitos, o facho baixo usa H7 e o alto H1. Já o Focus que veio depois sempre achei lindo também mas ficou meio grande demais. Mesmo a traseira desse Focus que divide opiniões sempre me agradou.
Partindo para o interior o acabamento impressiona principalmente quem está acostumado com Uno e ultimamente olhava até Prisma, que com todo respeito com quem tem um mas o acabamento é extremamente simples. Dos painéis de porta, passando pelo painel, porta malas e carpetes tudo é de muito bom gosto, o plástico possui uma textura emborrachada muito macia e todas as peças são bem encaixadas. Existem diversos porta trecos: os básicos nas portas dianteiras, dois porta copos, um nicho para um pequeno celular, um porta caneta, um porta treco mais atrás para uma carteira maior por exemplo, o cinzeiro fica embutido mas quem não fuma pode esconder algo ali e acima aonde seria o computador de bordo existe um nicho emborrachado bom para colocar o controle do portão automático e em cima do painel existe uma seção para colocar algo que possa ficar no sol e à vista do alheio.
Os dois para sóis possuem espelho com cobertura, mas eles poderiam ser mais largos pois quando estão baixados deixam cerca de 6 cm entre ele e o retrovisor interno o que incomoda mais ainda quando o sol está baixo baixo pois falta a faixa degradê no parabrisa. O volante tem regulagem de altura e distância e o banco tem regulagem do encosto por roldana que além de tudo é emborrachada. O único pecado é o tecidos dos bancos que já é um tecido aspero e preto (nos primeiros Focus era veludo). Mas também faltam apoios laterais nos bancos dianteiros pois o carro é bom de curva mas os bancos não te seguram nada.


A visibilidade é muito boa até mesmo para trás pois as lanternas ficam mais nas laterais que propriamente na traseira e os retrovisores são amplos e possuem lente convexa. Neste modelos os vidros e travas eram opcionais na época e este só possui vidros elétricos na dianteira com comando de um toque somente para descer no motorista, podia ter para o passageiro também, para subir não é necessário pois já veio com interface para travamento e fechamentos dos vidros com o acionamento do alarme.
Os cintos dianteiros possuem regulagem de altura e os passageiros traseiros das laterais possuem cintros de 3 pontos retráteis. O banco traseiro possui encostos bipartido mas o assento não é o que limita um pouco as combinações para tranpostar determinadas cargas e mais pessoas ao mesmo tempo.
Abertura elétrica do porta malas também era opcional e este infelizmente não tem, por enquanto só na chave e digo por enquanto pois assim que possível providenciarei a abertura elétrica da mala, só preciso do botão. O porta malas possui 350 litros, quase o mesmo que o Corsa Sedan 97/Classic (390 litros), já possui iluminação e o estepe está lá inócuo, um Firestone Fire Hawk.
O motor Zetec Rocam de 1,6 litro de cilindrada possui 103 cvs na gasolina (Flex só em 2007 mas prefiro assim mesmo), possui ótima faixa de torque pois consegue mover o carro com 1500 rpm sem aparente esforço e se você quer desempenho é só elevar para 2500 rpm que ele se move com mais desenvoltura ainda.
Mesmo com forração termoacústica do capô o barulho do motor é bem presente mas os tuchos de válvulas hidráulicas e corrente para acionamento do comando de válvulas que dispensam regulagens e manutenções periódicas compensame o motor não transmite vibrações.
A embreagem hidráulica é mais alta e pesada do que estou acostumado mas nada demais, o cambio possui ótimos engates e neste Ford onde você senta numa posição alta a "pornográfica"alavanca de câmbio fica bem a mão, diferente do Fiesta Street Sedan que dirigi onde ela era um pouco alta demais.
Outro pecado é o sistema de som de grande qualidade mas que não possui ao menos entrada auxiliar, a central multimídia da Ford ficaria ótimo mas não vejo custo benefício nos 600 reais que pedem nela por aí.
No mais é um ótimo carro, um pão com manteiga como diz meu amigo Luiz, a direção hidráulica com peso correto, volante de ótima pega e acabamento e o ar condicionado completam o pacote mínimo de um veículo que será utilizado nas principais locomoções da família.

Um comentário:

  1. como comentei no Unoclub, fez uma excelente escolha. O Focus é fanstástico, pra mim é o melhor carro no brasil na faixa de preço dos semi novos.
    Sucesso com o carrão.

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